segunda-feira, 7 de julho de 2014

Lesão de Neymar e suas consequências

Zúñiga e Neymar em disputa de bola que gerou a lesão (Foto: AFP)
Em disputa de bola com lateral Zúñiga, o craque Neymar acabou fraturando a terceira vértebra lombar e viu seu sonho de ser campeão de uma Copa do Mundo, jogando em casa, acabar, já que não poderá mais atuar nesse Mundial. Incentivados por muitos jornalistas e personalidades da mídia, o lateral colombiano vem sofrendo ofensas racistas, além de agressões morais aos seus familiares e inúmeras ameaças nas redes sociais.

Sobre o lance, que resultou na lesão, e as chances do Brasil na competição, alguns pitacos a seguir:

1) O árbitro é tão - ou mais - culpado quanto Zúñiga

Não há motivos para transformar Iván Zúñiga, lateral colombiano que atua no Napoli-ITA, em vilão no Brasil. Desde o primeiro minuto de jogo, Carlos Velasco, árbitro espanhol de 43 anos, foi conivente com a violência vista em campo. O resultado foram 54 faltas marcadas, nas quais 31 cometidas pelo Brasil, e apenas quatro cartões amarelos. Dois deles para o Brasil (Julio Cesar e Thiago Silva) e dois para a Colômbia (Yepes e James Rodríguez).

O lateral foi atabalhoado para a bola, já que a Colômbia estava perdendo por 2 a 1 e eram jogados 40 minutos do 2º tempo. A joelhada que acabou tirando Neymar na Copa não está inserida em um contexto de firulas e gozações de Neymar. Zúñiga, que nunca foi um jogador violento (tanto que recebeu 57 cartões a menos que Neymar nos últimos 5 anos), foi imprudente.

Diminuiriam as chances de Zúñiga entrar daquela maneira no lance com Neymar se, ainda no primeiro tempo, tivesse recebido um cartão amarelo por uma entrada forte no joelho do Hulk. Assim como Thiago Silva não iria atrapalhar a saída de bola no goleiro Ospina se tivesse recebido cartão pelas inúmeras - e fortes - faltas durante o jogo. A sugestão da FIFA, direcionado aos árbitros para que eles mostrem poucos cartões durante o jogo, deve saber ser utilizada. Velasco deixou o jogo fraco, cheio de faltas e foi omisso, logo conivente com a lesão.


Comentários chulos de brasileiros em foto da filha de Zúñiga (Reprodução / Instagram)

A mãe de Zúñiga também foi ofendida (Reprodução / Instagram)
2) Mais leve, há chances de vencer a Alemanha

A lesão de Neymar deve tirar um pouco do peso das costas dos jogadores do Brasil. A pressão pra o título, sem Neymar, não é a mesma. O "Barbosa de 2014", expressão criada pelo comentarista Rubem Leão, da Rádio Tupi (RJ), foi eleito. Se o Brasil for eliminado diante a Alemanha ou perder a final diante Argentina ou Holanda, Zúñiga será - injustamente - o culpado pela opinião pública graças a endemonização exercida sobre o jogador.

Mais leve, os valores de Willian e Bernard podem aparecer. Hulk e Oscar podem se tornar protagonistas. O primeiro, aliás, vem crescendo demais nos últimos jogos, justamente quando Neymar não foi bem. Luiz Gustavo é sempre regular, Fernandinho entrou bem e Paulinho fez bom jogo diante a Colômbia. Sem Thiago Silva, David Luiz pode assumir a liderança da defesa e dar segurança ao seu companheiro: Dante (conhecedor dos alemães e bom zagueiro) e Henrique.

A Argélia não tinha Neymar e Thiago Silva e foi perder de 2 a 1 para a Alemanha na prorrogação. Gana empatou em 2 a 2, com chances de vitória. Além disso, Löw tem escolhas duvidosas. Boateng, Müstafi e Höwedes, zagueiros de origem, são improvisados nas laterais e não tem boas atuações por aquele setor. Por ali, o substituto de Neymar, Oscar e Hulk podem levar vantagem. Nenhuma das seleções restantes demonstrou ótimo futebol nessa Copa do Mundo. Diante a Colômbia, Neymar teve atuação ruim e, mesmo assim, o Brasil conseguiu vencer e passar de fase. E por quê não dizer que a Seleção Brasileira, sem tanta pressão, pode ainda erguer a a taça?

Nenhum comentário:

Postar um comentário